Essa opção para cobertura é um pouco polêmica, no passado algumas pessoas que já utilizaram certamente não gostariam de repetir, porem muitos produtos surgiram nos últimos tempos, produtos que foram desenvolvidos com a mais alta tecnologia e que quando executados por profissionais especializados podem lhe render tranquilidade e até uma economia se comparado a uma cobertura convencional com madeiramento e telhas. A impermeabilização de lajes pode lhe render uma durabilidade de 8 a 30 anos de acordo com o tipo de impermeabilização escolhido.
É muito importante que a impermeabilização serja executada por profissionais especializados e não por aventureiros, a aplicação deve obedecer uma série de procedimentos de acordo com a orientação do fabricante de cada produto, se ignorados podem fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso da impermeabilização trazendo consequências como infiltração de água, corrosão da armadura, desprendimento de placas de gesso, revestimento e pintura, , podendo gerar danos as instalações elétricas. Outro ponto importante é exigir um teste de estanqueidade assim que concluído o serviço.
A impermeabilização de lajes pode ser classificada em dois tipos, de acordo com a possibilidade (ou não ) de essa laje sofrer algum tipo de fissuração:
- Impermeabilização rígida: É o procedimento que deixa a área trabalhada impermeável pela inclusão de aditivos químicos e agregados (utilizam materiais como argamassa impermeável e argamassa polimérica). Os impermeabilizantes rígidos não podem ser aplicados em superfícies sujeitas a fissurações e grandes variações de temperatura, pois não aguentam a movimentação da estrutura. Por isso, são aplicados nos subsolos, piscinas enterradas e galerias, já que estão sobre a ação de condições de temperaturas constantes.
- Impermeabilização flexível: Nesse tipo geralmente feito com materiais compostos de elastômeros e polímeros. Normalmente os materiais podem ser moldados no local (membranas acrílicas, termoplásticas, asfálticas, de poliuretanos) ou serem pré-fabricados (mantas). Esse sistema flexível é ideal para locais sujeitos à variação de temperatura, como varandas, coberturas, terraços, lajes, piscinas suspensas, pisos e paredes frias.
Lembre-se sempre de consultar um Engenheiro Civil, ele é habilitado para avaliar as características do local e assim recomendar o produto adequado, dessa forma você garante que vai comprar material apenas uma vez e a execução do serviço lhe renderá tranquilidade. Um abraço e até a próxima!
,
Comments